Instituto Pensar - GO Recife: Prefeitura lança plataforma inovadora para geração de oportunidades

GO Recife: Prefeitura lança plataforma inovadora para geração de oportunidades

por: Ana Paula Siqueira


Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Recife avança na imunização contra a covid-19 e a hora da virada chegou. A Prefeitura da capital pernambucana lançou, nesta quinta-feira (7), o Programa Geração de Oportunidade Recife (GO Recife). O programa é uma releitura das tradicionais agências de emprego a partir da ótica da transformação digital. De pronto, o GO Recife já oferece 1.455 vagas de trabalho e outras 1.420 vagas para cursos de qualificação profissional.

A iniciativa chega para reforçar a série de ações, projetos e iniciativas do Recife Virado e poderá ser acessada no site do Conecta Recife ou no aplicativo do Conecta, que é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS.

"O GO Recife é uma grande plataforma de oportunidade, o GO é de Geração de Oportunidades. A gente vai conseguir linkar pessoas a oportunidades, como? Tem várias atividades diferentes que você pode acessar no GO Recife, a primeira delas é você acessar todas as vagas de emprego disponíveis na nossa cidade. A segunda é que você pode, como trabalhador autônomo, expor o seu trabalho. O terceiro eixo é o de formação. A gente já lança o GO Recife com quase 1.500 vagas abertas de emprego e com mais de 1.400 vagas de formação ? todas elas gratuitas?, ressaltou o prefeito de Recife, João Campos (PSB).

Como funciona

Na plataforma, os trabalhadores poderão se candidatar a vagas de emprego enquanto empresas e instituições diversas poderão oferecer oportunidades de trabalho. A solução digital também permite se inscrever para participar de capacitações, oficinas e cursos profissionalizantes em diversas áreas.

"A plataforma é bem simples. A gente consegue reunir diversos serviços vinculados a emprego e renda. A gente dispõe, num único canto, todos os empregos disponíveis no Recife e na Região Metropolitana porque a gente sabe que as cidades estão conurbadas. Além disso, para você que é autônomo e para quem quer empreender, pode divulgar, através do Go Recife, os seus serviços lá e a população vai buscar você através do seu Whatts App?, explicou Rafael Figueiredo, secretário executivo de Transformação Digital.

Leia também: João Campos cria comissão para preparação do Carnaval 2022 no Recife

Figueiredo ressalta ainda que o objetivo é var levar educação contínua para os recifenses.

O GO Recife está dentro do conceito conhecido como ?figital?. Ou seja, as ações reúnem tanto iniciativas digitais, como o aplicativo e o site que vão fazer o ?match? de empregos e renda na cidade com as Agências de Emprego, os cursos presenciais de empreendedorismo e qualificação que serão disponibilizados por parceiros.

Transformação digital em Recife

O GO Recife conta ainda com o apoio de parceiros como: Loomi, WhatsApp, Google, Facebook, Sistema Fecomércio, Sebrae, Instituto Êxito, Grau Técnico, Uninassau, entre outros. Essas instituições apoiarão com diversos serviços, dentre eles capacitação continuada com a utilização de ferramentas práticas para transformar o celular em um importante instrumento de trabalho acompanhando, assim, a transformação digital que vem mudando significativamente a maneira como as pessoas consomem bens, serviços e informação no século XXI.

O diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, explicou como vai funcionar a parceria entre Prefeitura do Recife e o WhatsApp.

"O WhatsApp oferece, junto com a Prefeitura do Recife, duas frentes que são muito importantes. Recife é a primeira capital do País a ter uma conta oficial do WhatsApp para falar com as pessoas na cidade. E também o GO Recife vai poder encaminhar essas informações de emprego e os currículos pelo WhatsApp da Prefeitura para as empresas. E, no segundo momento, num programa nacional de treinamento de pequenos empresários, tem um capítulo específico próprio desenhado para Recife?.

Arena GO

Para impulsionar a plataforma digital, a Prefeitura do Recife em parceria com a Fecomércio, SESC, Senac, Sebrae e o Governo de Pernambuco promovem, juntos, a Arena GO.

No conceito ?figital?, a Arena é um espaço dedicado para ajudar as pessoas a ter o primeiro contato com a plataforma.
A primeira edição da Arena Go acontecerá nesta sexta-feira (8), no Compaz Dom Helder Câmara, na comunidade do Coque, no bairro de Joana Bezerra, das 8h às 16h.

A estrutura é formada por nove estações: apresentação da plataforma GO Recife, produção da imagem (cabelo e maquiagem), foto para currículo e redes sociais, agendamento e emissão de documentos, oficinas, palestras sobre como se formalizar e incrementar o próprio negócio, crédito popular (CredPop) e a formatação e organização do currículo.

Como um acelerador de oportunidades, o GO traz ações educativas e de capacitação; assessoria, escutas e acompanhamentos, além de dar suporte em infraestrutura e recursos para que as pessoas tenham condições de promover, nesta vitrine virtual, suas habilidades e necessidades de acordo com o mercado de trabalho.

A segunda fase do programa, que será realizada no próximo ano, visa a ampliação dos serviços até então oferecidos para combater a vulnerabilidade social com ações de resgate da cidadania.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: